• lindolfo.silva@educadorfinanceiro.pt

  • 919 471 421

11 características para ser empreendedor: conheça as mais importantes

11 características para ser empreendedor: conheça as mais importantes

11 características para ser empreendedor: conheça as mais importantes 1640 924 admin

Um empreendedor é uma pessoa que visualiza, promove e aproveita as novas oportunidades nos negócios. Além destas características, quem decide empreender arrisca tudo para colocar em prática seus sonhos, planos e ideias. Será que tem as características para ser empreendedor? Neste artigo vai conhecê-las e saber tudo o que necessita saber para atingir o sucesso!

1. Estar sempre a estudar

Ser um empreendedor exige constante atualização para trazer ideias novas e aperfeiçoar cada vez mais as atividades, serviços e produtos do seu negócio. Logo, o empreendedor deve ser curioso e ter vontade de aprender sempre. Na verdade, é fundamental estudar muito para compreender o mercado, conhecer as dores e necessidades do público-alvo e oferecer a melhor solução para os seus problemas. Isto é particularmente importante no mundo atual, quando tudo muda e evolui com muita rapidez. Assim sendo, é essencial estar preparado para se adaptar e levar novas maneiras de encarar a realidade para dentro dos negócios.

2. Enfrenta os erros com coragem

É raro encontrar empreendedores que nunca cometeram erros. E, se conseguir pensar em alguém, certamente o erro foi ocultado! Ou, provavelmente, é alguém que apenas está a repetir uma fórmula existente. Lembre-se que estamos a falar de empreender. Logo, a inovação, a criatividade e o aperfeiçoamento constante estão associadas a possíveis falhas. O empresário deve estar preparado para lidar com os erros e aprender com eles. Esta é a base para conseguir melhores resultados ao longo das suas tentativas. Muitas vezes, para realmente aprender é preciso tentar muito até acertar. E, isso acontece principalmente quando está a investir em algo novo, que não foi testado ou ainda mesmo não está muito à vontade na área onde está a atuar.

3. Fica atento às oportunidades à tua volta

Muitos empreendedores deixam passar oportunidades incríveis por não terem a capacidade de visualizá-las: Seja na empresa que trabalha ou no seu próprio negócio, é fácil ficar preso às regras e atividades básicas e acaba por perder a oportunidade de introduzir novas maneiras de pensar, fazer e agir. A maior parte das pessoas, não sabe bem o que é ser um empreendedor e, por isso, não identifica as características que podem ser usadas para melhorar o seu trabalho e melhorar os resultados. Um bom empreendedor é aquele que consegue ir além das espectativas e entender as oportunidades e usá-las a seu favor. Mesmo nas adversidades, o empreendedor consegue destacar-se por causa da suam mente empreendedora e do seu pensamento criativo e resiliente. Como também da sua capacidade de transformar as oportunidades que aparecem em algo real.

4. Tem capacidade de liderança

Mesmo que traçando todo o caminho para tirar uma ideia, mas se você não souber transmitir o que pensa para as outras todo o seu esforço é inútil. É imprescindível saber liderar e guiar um projeto para ser empreendedor. Quando um empreendedor abre o seu próprio negócio, tem de transmitir os valores, a missão e sua paixão pelo que faz, para que os outros consigam ter o desempenho esperado. Mesmo quando um empreendedor trabalha para outras pessoas, ao apresentar uma ideia inovadora para a empresa, também vai precisar saber liderar. Deve ter a habilidade para mostrar o potencial do que está propondo e ajudar na sua implantação e das mudanças necessárias.

5. Tem de ser comprometido com o negócio

É importante nos empreendedores ser comprometido como o negócio, o que deve estar presente em todos os profissionais que buscam o sucesso. O empreendedor é que faz o seu próprio horário, organizar as suas atividades e gere toda a equipa, principalmente no início. Ter em mente que uma das características que define o que é ser um empreendedor é a capacidade de viver aquele propósito praticamente 24 horas por dia e todos os dias. É fundamental separar um tempo para outras atividades. Mas saiba que o empreendedor precisa estar preparado para se dedicar ao máximo ao seu negócio, para alcançar seus objetivos.

6. Tem de trabalhar com eficiência e qualidade

Isto não deve ser apenas ser prioridade de quem empreende. Num negócio próprio, vais precisar de trabalhar da melhor maneira possível para obter o resultado. É importante lembrar que és o responsável por dirigir toda a equipa envolvida para que tua ideia dê certo. Então, precisas de dar o exemplo de eficiência e qualidade no trabalho. O empreendedor deve desempenhar as suas funções com excelência e estar sempre em busca de melhoramento,, tanto pessoal quanto profissional. Somente assim garante o sucesso do negócio e transmite uma imagem profissional para os outros.

7. Tem de ter uma boa comunicação

Quem pretende ser empreendedor precisa saber expressar-se muito bem. Tanto num negócio tradicional assim como num negócio digital exigem o uso adequado da linguagem, clareza, empatia e paciência. Ter uma boa comunicação é importante para conversar com a equipa e conseguir informar as regras,, dar orientações, inspirar e transmitir os valores do teu negócio. Além disso, o empreendedor precisa atrair parceiros, fazer ligações e divulgar o seu negócio, e para isso tem de ter boas habilidades de comunicação. Com o diálogo com outras pessoas é que consegue explicar os objetivos de seu negócio e convencê-las do potencial que ele apresenta.

8. Enfrenta os riscos

Ao falarmos de empreendedorismo, estamos a referir a todo um processo que envolve inovação e mudança, o que exige muita coragem e disposição para enfrentar novos desafios. O bom empreendedor é aquele que está disposto a correr riscos. Mas é claro que isso não pode acontecer de maneira irresponsável e não planeada. Precisas de ter a capacidade de calcular bem os riscos que o teu negócio pode enfrentar, para optar pelos que podem trazer os melhores ganhos. Além disso, um empreendedor que se dispõe a encarar riscos no seu negócio, tem mais oportunidade de testar algo novo, alcançar um mercado pouco explorado, aumentando a clientela e destacando-se como autoridade na área.

9. Tem de saber estabelecer metas

As tuas metas não precisam de ser rígidas e e imutável principalmente no início, quando ainda se tem pouco conhecimento do mercado. No entanto, é fundamental trabalhar trabalhar com elas para saber aonde chegar e conseguir traçar o caminho mais adequado.

10. O Empreendedor trabalha com independência

O empreendedor precisa ser auto-confiante para conseguir fazer um bom trabalho e encarar todos os desafios do empreendedorismo. Quando trabalha numa empresa grande, com vários colegas, equipas e chefia, é mais fácil ter noção de quais são suas tarefas, obrigações e limites. Além disso, o reconhecimento pelo bom trabalho é mais visível. Quando um empreendedor abre o seu próprio negócio, precisa de ter uma postura independente e proativa, pois ele será o responsável por tomar as decisões.

11. Tem de tomar iniciativas e procurar resultados

Outra das características de um empreendedor é que precisa saber tomar iniciativas para transformar as suas ideias em algo concreto e lucrativo. Tem de arriscar, trazer novidades e apresentar soluções ousadas e modernas. Portanto, tem precisa de ter proatividade e ser assertivo nas suas decisões. Ter uma grande ideia não serve como chave para o sucesso de um negócio. É preciso ir atrás dos objetivos e aproveitar as oportunidades que aparecem. Uma das características de ser empreendedor é não ter receio de trabalhar com números, mas para empreender, é imprescindível focar nos resultados. Saber interpretar as métricas do seu negócio é a maneira mais confiável de analisar quais são as ações que estão dando certo e o que precisa de mais investimento ou alterações. Tem de verificar e comparar os resultados e outras informações relevantes. Tem de ser crítico para os resultados. É difícil ter uma visão detalhada e real do seu negócio e de como ele está sem visualizar o mercado.

CONCLUSÃO:

Empreendedor, é aproveitar as novas oportunidades, arriscar e colocar em prática os sonhos, planos e ideias.